Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha esquerda

Blog mais virado para a política, tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Mas algo para lerem nos transportes públicos ou onde quiserem. Leitura sempre rápida!

Linha esquerda

24
Dez18

Ajudar o vizinho


Raf

Ajuda mútua

O ser humano tem uma capacidade fantástica de ser egoísta, não digo isto com desgosto. A nossa prioridade tem de ser em grande maioria, nós mesmos, apenas assim podemos partilhar e celebrar a vida, com os nossos mais próximos.

Vou apenas comentar de maneira neutra mas assertiva, o que vejo como exageros.
Advém tudo de uma constatação de factos que observo.

Egoísmo não desenha progresso, alias provoca regresso, eu concordo que temos de viver no presente e pensar no nosso bem quando agimos, mas encontro mais facilidade de aceitação em atitudes como: União, camaradagem ou partilha.

Longe de mim pregar como um santo, também tenho momentos egoístas, mas quando vejo qualidades em alguém, não reprimo as suas ideias ou tento guardar apenas para mim, alimento e tento fazer florescer o melhor desse indivíduo.

O que me leva a jornadas de aprendizagem, conhecimento, gestos e trocas, muito benéficas. 
Para o nosso bem, temos de olhar pelo  vizinho, pois os ataques á nossa liberdade de escolha vem todos do mesmo lado, se bateu na casa do vizinho hoje, pode amanha bater na nossa, a questão essencial que se coloca é! O que faria ele por mim?

Reflitam bem a questão, não generalizem, e depois vão acabar por chegar de encontro a uma pergunta retorica. Quando alcançarem o estado de consciência que proponho , já estao num bom caminho.

Quem deduzir que falo, apenas de ajuda financeira e caridade, não esta a comtemplar bem o que escrevo. Uma nota de 5€ desaparece rápido, um voto em uma eleição por exemplo é uma consequência para a vida. Existe muito tipo de ajuda.

As palavras são poderosas, dá para negar? Palavras levam á consequente ação, são o inicio de ideias que criam trabalho. E quem não se sente melhor ou mais realizado após atingir uma meta definida em conjunto com alguém?

Reflitam sobre como ajudar o vizinho, pode parecer difícil mas não é.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D