Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha esquerda

Blog virado para filosofia, consciência política e poesia, escrevo em inglês e português. Tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Bem-vindos.

Linha esquerda

17
Dez18

Educação


Raf

Educacao:
Boas, hoje vou complementar alguns posts que já escrevi sobre esta matéria, e comentar de maneira mais subjetiva o que entendo do conceito em si.

Já fui um pouco critico do sistema de aprendizagem escolar em vigor, dei exemplos como a falta de criatividade e o dogmatismo de algumas disciplinas, mas foi este sistema que fez de mim quem eu sou, e fortemente apoio o desenvolvimento do meu carácter. Com isto em mente, digo que a educação é um processo inevitável ao ser humano, sem qualquer tipo de descriminação. Já no útero das nossas mães, está comprovado que estamos em aprendizagem.

Cair nos ditados e falatórios triviais que muita gente comenta sobre a educação é um erro, não se trata simplesmente de a “ter ou não”. É um processo universal, o nosso único contributo direto é como a captamos ou a usamos.

Uma lanterna de precisão aponta para o escuro por alguns segundos, que é nos prontamente entregue á mão para seguir caminho. na nossa infância, por exemplo, quem aponta são os nossos pais ou educadores, e nestes momentos cabe a nós o exercício de visualizar e continuar o caminho para a “luz” ou não.

Para terminar, a educação em termos de interação humana, pode ser incutida, e isso é uma vitoria dos educadores, mas não sonegar que: ambiente, posição financeira ou maturidade, entre outros componentes diretos, podem determinar muito no aspecto da linguagem interativa, terminando no que que entendemos de boçalidade ou “boa educação”.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D