Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha esquerda

Blog mais virado para a política, tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Mas algo para lerem nos transportes públicos ou onde quiserem. Leitura sempre rápida!

Linha esquerda

09
Jan19

Encarceramento, pena de morte


Raf


Boas, em Portugal a pena máxima de prisão, é de 25 anos efetivos, sem qualquer tipo de aumento de penalidade por crime. Justo? Bem, não sou formado em direito, mas posso comentar sobre este assunto.


O maior entrave á volta do nosso sistema judicial, como na maioria é a corrupção. Até que ponto admitimos que injustiças ocorram, na única entidade de decisões, que pode ditar o encarceramento, de um cidadão por um crime contra a sociedade ou estado. Uma reforma no nosso sistema é necessária, os cidadãos tem que sentir que a balança é justa, talvez um sonho meu, dada a natureza humana.


Nos crimes de colarinho branco, um bom advogado e o juiz certo, encontram buracos que seriamente, me fazem questionar o que é a justiça.
A realidade é que o “pobre”, o cidadão comum é que sofre a verdadeira justiça dentro do “by the book” e ás vezes ainda mais. Os mais “ricos”, simplesmente compram a sua liberdade. Podia especular sobre que leis gostava de mudar, ou que sentenças poderiam ser mais pesadas, mas acho que estamos de acordo na maioria, apesar de ser um pedido geral, ainda vivemos este sistema que beneficia, os mais ricos.


Vou abordar o ultimo tema, e questionar quem é o estado para aplicar, a pena de morte? Realmente existem crimes de uma natureza, violenta, traumática ou psicopática até. Que para mim devia levar os seus autores, a uma sentença de vida atrás das grades, por serem muito perigosos.
Seria eu um hipócrita se julgasse, quem deseja o final de vida para criminosos desta estripe? Sim.

Mas com a mente virgem, posso comentar que não sou a favor da pena de morte, alias penso que o castigo de viver com culpa para o resto da vida, corrompe a alma. Para os indivíduos que não a sentem, com certeza a exclusão total, de qualquer tipo de atividade humana para sempre é justa. 

Existe outra questão, que o sistema da pena de morte já provou. Culpado ou não? Não poderia viver com este dilema, pois conheço a maldade humana, e as falhas do sistema. Deixo apenas a questão!


Que nível de ética e moralidade, tem o estado para executar alguém?

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D