Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha esquerda

Blog mais virado para a política, com alguns comentários mais cómicos, tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Mas algo para lerem nos transportes públicos ou onde quiserem. Leitura sempre rápida!

Linha esquerda

26
Out18

Não confundir capitalismo


Raf

 

Para todos aqueles que defendem o capitalismo de maneira eufórica pois deviam saber que se trata de uma utopia. 

Eu castigo o princípio de ideia económica que vivemos, mas também estou a par de que vivemos em um modelo misto, o sonho de Investir forte e ter retorno em pouco tempo depende muito das entidades estatais, portanto o "mercado livre" não existe.

A posição de injectar capital no mercado, sem restrições ou acompanhamento da "mão invisível" não existe. 

O que pode ser visto como "investimento livre", tem de passar pelas mãos do estado, verificado e estampado por um ministerio. 

Se existe realmente alguma prova concreta e socio económica, do modelo capitalista, podemos olhar para como os bancos entram em falência, apesar de grandes lucros. 

Este tipo de raciocínio pode provocar estranheza. Mas vivemos ás costas do socialismo. Os abonos, pensões e outros serviços não acompanham o modelo capitalista. Portanto muito cuidado ao criticar um anti-capitalista. 

A ideia de menos estado e nenhum tipo de regulamentação, em um mercado, é de extrema inconsciência e as crises económicas já provaram isso. 

Grande parte da tecnologia que o privado tem em mãos, vem da aprovação e alimento do estado, que aprecia entregar ou vender às empresas para estas lucrarem e pagarem impostos. 

O conceito de capitalismo fala em livremente se propor a grandes riscos financeiros e de volta ter um retorno altíssimo, algo que é impraticável de maneira "limpa".

Capitalismo não é o da cá, toma lá É sim o toma lá algum, e se devolves o igual levas com juros altos.

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D