Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha esquerda

Blog mais virado para a política, com alguns comentários mais cómicos, tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Mas algo para lerem nos transportes públicos ou onde quiserem. Leitura sempre rápida!

Linha esquerda

26
Ago18

Perigo de esquecer Abril


Raf

 

Boas, hoje vou comentar um tema que acho pertinente. 

Na história de uma nação muitos acontecimentos caem em esquecimento, ou pode não se ter uma noção clara, do quanto foram importantes. É algo normal e neste caso que quero comentar, vou fazer a correlação com o facto de termos uma esquerda anti fascista forte porque ainda vive muito na memória da população mais velha a desgraça que foi o estado novo. Membros das forças armadas políticos ou apenas cidadãos que presenciaram e lutaram contra a ditadura bem devem saber. 

Eu não estive presente, nem sonhava em estar vivo, mas li e muito, tendo assim uma compreensão especial do que foram estes tempos. 

Agora pergunto, passado alguns anos a memória vai continuar viva? Não vai ser preciso olhar muito para o futuro. Se a onda de xenofobia se misturar com retórica falsa de que entre 1933 a 1974, era "tudo melhor" causa me preocupações, se calhar um "medo" meu infundado.

Mas temos que garantir que a nova geração perceba o que, o porque e o quando tivemos direito à verdadeira liberdade, é um dever cívico.

A imprensa que por muitas vezes serve outros propósito de propaganda tem que apoiar medidas como documentários e material de informação. Nada se pode prever, estou a olhar para um futuro mais sombrio? Posso estar, mas noto alguma "nostalgia populista" na ignorância de muitos. 

Boa noite

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D