Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha esquerda

Blog mais virado para a política, tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Mas algo para lerem nos transportes públicos ou onde quiserem. Leitura sempre rápida!

Linha esquerda

23
Jul18

Propaganda política


Raf

Um pequeno à parte, não estou a par de programas televisivos por volta de alguns anos, vejo muita pouca televisão, mas com as redes sociais e noticias online (que estao a dar guerra a velhinha grelha de televisão e imprensa de papel) estou a par dos acontecimentos em um clique. O que vou descrever é simplesmente o que via na TV e que infelizmente ainda encontro em sites de notícias qualificados. Basicamente os média são o vínculo de informação seja do dia a dia, crime, política etc, são o contacto com o cidadão comum, são livres de publicar ou transmitir tudo que seja considerado verdadeiro ou até mesmo peças e comentários especulativos, são também uma importante máquina de propaganda para partidos políticos, isto é óbvio. Ainda me lembro de à poucos anos onde uma jornalista da TVI foi despedida por "atacar" o nosso primeiro ministro todas as sextas feiras em horário nobre.
É o modus operandi de propagandistas. Posso dar exemplos recentes: O nosso presidente teve por algum tempo uma espécie de semi campanha eleitoral na TVI, com direito a tempo de antena em um horário muito agradável onde comentava assuntos de politica. Nunca duvidei que se candidata se ganhava!. Deu se ao luxo de concorrer como independente, isto não é nenhuma ofensa! temos neste Professor o melhor presidente dos últimos anos, sempre foi uma figura muito respeitada.
O Eng. Sócrates também tentou seguir a mesma fórmula na RTP, mas isso já sabemos como acabou para ele :). Vou agora, sem aprofundar muito descrever o meu maior problema com esta situação. Os destaques vão sempre para os mesmos, por exemplo: muito raramente vejo uma entrevista a um deputado do pan, BE ou CDU. Quando do outro prisma a Sra. Assunção cristas vem à televisão e, "cospe" baboseiras sobre os mesmos eucaliptos que mandou plantar quando era ministra. Tem logo a seguir direito a uma página de destaque no expresso. Mais exemplos: A festa do Avante é uma tradição muito grande, milhares de pessoas vão todos os anos, o que tem de tempo de antena? Com sorte o discurso do Jerónimo de Sousa a fechar. Jogando assim como podem os partidos rejuvenescer a sua base e expor as suas ideias? Quando temos a mesa inclinada!
Mas eles são justos certo? Quem vê o spot de 5 minutos de antena a cada partido antes das eleições? É suficiente? Não brinquem com isto.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D