Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha esquerda

Blog virado para filosofia, consciência política e poesia, escrevo em inglês e português. Tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Bem-vindos.

Linha esquerda

18
Nov18

Quanto vale o ser humano?


Raf

 

O ser humano, sempre foi posto á venda por iniciativa própria, apenas a moeda ou sistema modificou ao longo do tempo, quando antes a mulher se calhar valia menos para a maioria, um jovem de 20 anos, saudável para trabalho pesado valia mais, sempre houve mercado para todos. Vai infelizmente, de encontro com a terrível historia da escravatura onde a troca era feita em dinheiro físico, e os preços modificavam se de acordo com idade ou sexo.

XXI, nada mudou, continuamos á venda mas agora por meios considerados “éticos” e humanos. Pois ai discordo, caímos no modelo de escravatura moderna. O nosso preço, ou devo dizer a sua estimativa é feita logo á nascença.

Do nosso berço, como se uma conta a prazo tratasse, calculam o potencial futuro. A maioria das vezes as contas batem certo. O ambiente, alimentação e educação são a métrica, ai somos empacotados e lancados para a força de trabalho.

Agora paro e pergunto! Quando entramos no sistema, somos nós que prevemos o preço? Escolhemos os salários?
Podemos ter influencia direta por méritos académicos ou por consequência de “sortuda” linhagem familiar, mas o valor continua lá escrito.

Essa é a realidade, desde a nascença até a morte, a maioria de nós não decide o seu valor. Temos todos um numero na nossa cabeça que flutua dependendo de muitos fatores estudados. Empresas com sucesso financeiro tem a perfeita noção do que é o valor humano, alias elas mesmo colocam estes rótulos nas suas contas anuais. Ninguém tá safo deste sistema.

E tu, quanto vales?

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D