Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha esquerda

Blog virado para filosofia, consciência política e poesia, escrevo em inglês e português. Tudo feito pelo telemóvel, perdão pelas gaffes. Bem-vindos.

Linha esquerda

07
Dez18

Um sistema incompleto


Raf

Um sistema incompleto

Boas, hoje vou desafiar o leitor a tentar compreender as falhas que existem no nosso sistema democrático, não sendo perfeito apesar de tudo, tem as suas virtudes e vou tentar oferecer uma perspetiva justa.

O “povo é quem mais ordena”, frase estereotípica de qualquer protesto, organizado para desafio de uma mudança ou rumo, de variadas politicas e medidas, mas será mesmo? Nós votamos em leis ou representantes? Que mais tarde na sua própria autonomia colocam a debate propostas de legislação no parlamento. Temos direito a assinar com as nossas canetas uma lei efetiva, na sua finalidade? Ou é promulgada por órgãos da qual apenas, temos mão indireta?

O governo tem nas suas palmas o poder de gerir e malear as nossas contribuições tributarias, e o faz como uma empresa de capital absurdo se tratasse, só que nós não somos os acionistas, é obvio. Somos quase obrigados, a nomear, quem vai cuidar do nosso “investimento”. Que fique claro não sou a favor da sonegação de impostos, apenas exercito que benefícios se teria, quando movimentados com maior transparência, e maior poder de decisão final da nossa parte. Já que modificar ou propor mudanças drásticas á nossa constituição não leva a nada. Peço entao o uso dos utensílios que já se encontram (ou encontravam) por direito.

Como exemplo, os sindicatos, que alimentados e de boa saúde, se tornam bons aliados á interação com o governo e forcas politicas.

A propagação de encontros entre cidadãos, onde se discuta diretamente com os representantes as politicas. (Seria necessária uma reestruturação séria na sociedade)

Apenas para terminar, o que vejo na maioria do tempo, são escolas de propaganda que durante eleições se disfarçam ao serviço do eleitorado, e que após o período estabelecido fecham a “casca” como um caracol.
É dura o suficiente?

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D